Programa Nacional para as Doenças Oncológicas
As doenças oncológicas são a segunda maior causa de morte em Portugal tem vindo a subir nos últimos anos. O envelhecimento da população e as modificações de estilos de vida têm contribuído para o aumento relativo da incidência de novos casos. Estão hoje estabelecidos como úteis os rastreios de base populacional dos cancros da mama feminina, do colo do útero e do cólon e reto. É também consensual a importância de programas de controlo do tabagismo e da promoção de estilos de vida saudáveis, sabendo que estas atividades só têm efeitos a longo prazo.
Rastreios:
-
Cancro da mama - mamografia a cada 2 anos, dos 50 até aos 69 anos de idade;
-
Cancro colorrectal - teste de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) dos 50 aos 74 anos de idade, a cada 2 anos.
-
Cancro do colo do útero - citologia cervical (papanicolau) 2 a 3 anos após iniciarem a atividade sexual e até aos 60 anos de idade.
Portugal, Ministério da Saúde, DGS (2017). Programa Nacional para as doenças oncológicas. Lisboa: DGS. Disponível em https://www.dgs.pt/pns-e-programas/programas-de-saude-prioritarios/doencas-oncologicas.aspx
Linha Cancro
Contacto: 808 255 255
A Linha Cancro é uma linha de apoio à pessoa com cancro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que visa informar e apoiar a pessoa com cancro e a sua família ou amigos, em aspetos que digam respeito à doença, associações de doentes, direitos dos doentes e instituições ou centros de tratamento.
Horário: Dias úteis das 9h às 18h.