
Programa Nacional
para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares
O Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares é um programa prioritário da DGS que visa promover uma atuação planeada e organizada no sistema de saúde, de forma a evitar as doenças cérebro cardiovasculares e minimizar as incapacidades causadas por estas. A sua missão consiste em reduzir o risco cardiovascular através do controlo dos fatores de risco modificáveis, como a hipertensão arterial e a dislipidémia.
Consulta de Vigilância da Hipertensão:
Destina-se a todos os utentes inscritos na unidade que sejam hipertensos. A Hipertensão Arterial se não for controlada pode evoluir e precipitar eventos cérebro-cardiovasculares (AVC, Enfarte). Assim, é importante uma vigilância adequada.
Consulta de Hipocoagulação:
A polução-alvo são os utentes inscritos na UCSP Cidade e as Serras com indicação clínica para realizar hipocoagulação oral e que necessitam de controlo do INR. A primeira consulta é habitualmente agendada pelo próprio utente/cuidador, mas pode ser agendada por qualquer profissional da unidade. As consultas subsequentes são agendadas pelo médico/enfermeiro de família de acordo com a monitorização do INR e os objetivos para o tratamento anticoagulante de cada utente.
Portugal, Ministério da Saúde, DGS (2017). Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares. Lisboa: DGS. Disponível em https://www.dgs.pt/pns-e-programas/programas-de-saude-prioritarios/doencas-cerebro-cardiovasculares.aspx